
Quadrilha Junina Aquarela Nordestina
Vem Fricotear!
“COLCHA DE RETALHOS”
São João 2010
Sinopse
10.1 – A Colcha de Retalhos
A Colcha de Retalhos é algo coletivo, construída por cada pedaço singular de tecido, que não perde sua característica individual. Cada retalho representa uma determinada época, tecendo a história da nossa vida, de nossas emoções.
Seja colorido, escuro, velho, grosso, triste, alegre, puído, o retalho que é costurado se transforma numa grande dimensão, a memória coletiva. E é esse coletivismo que enaltece o trabalho artístico, resgatando valores, marcando estilos e enriquecendo a arte.
A Colcha de Retalhos caracteriza o pensamento humano, exprimindo suas diferenças e valorizando a cultura da nossa sociedade.
Construir uma Colcha de Retalhos é bem mais que unir um retalho a outro, é recordar o passado, os acontecimentos da vida, além de preservar a sua própria identidade. Á medida que a Colcha vai sendo construída é necessário que cada retalho de tecido tenha um sentido, um objetivo, é preciso escolher os pedaços de pano, recortar, unir e desenvolver formas, dando mais harmonia às cores.
Assim como a Colcha de Retalhos, a quadrilha é a maior significação dessa coletividade humana, pois é formada por pessoas que pensam, sentem e agem diferentes. Mas uma completa a outra, pois cada pessoa tem sua devida importância. Cada retalho é apenas um pedacinho no grande conjunto, que vai embelezando a Colcha, alguns realçam as cores, outros formas, outros padrões e assim sucessivamente. A grande beleza da vida é não se deixar levar pela individualidade, e sim procurar a coletividade, é assim que vive o ser humano, em sociedade.
É por este motivo que valorizamos cada pessoa que compõe uma quadrilha, seja ele o dançarino, o marcador, o coreógrafo, o presidente, o diretor, o cenógrafo, o ferreiro, o marceneiro, o apoio, a costureira, o desenhista, o compositor, o motorista, enfim, todos são fundamentais para a construção do Espetáculo. E é nesse sentido que vamos mostrar a importância de cada retalho.
O mais importante da vida é ser costurado aos outros retalhos, na busca incessante da união, da fraternidade, da esperança, da alegria e da vitória, cada qual com seu modo de pensar e agir. É assim que damos vida a grande Colcha de Retalhos que é fazer quadrilha.
“Sonhar só é apenas um sonho, mas sonharmos juntos. É torná-lo realidade”.
Dom Helder Câmara (In memoriam)
10.2 – A importância das costureiras no São João
De ponto em ponto a cultura se costura. Abre e fecha o ponto, tece todo o fazer, acompanha e experimenta a vida, recria. A cultura pontua, garante a tradição, assume a mudança, e faz questão de enfatizá-la.
O Brasil é hoje um celeiro mundial de artistas e investe na sua diversidade cultural como signo de sua identidade nacional. O país se apóia na cultura para assumir a grande diversidade de sua gente, de seu povo, que busca cada vez mais uma vida melhor.
E é justamente nessa cultura que encontramos o trabalho das costureiras, que são hoje fundamentais para o desenvolvimento e crescimento da nossa sociedade. É importante reconhecer o trabalho que as mesmas executam, pois sabemos que muitos não sobrevivem sem as costureiras (e costureiros), como as quadrilhas juninas, que dependem diretamente do trabalho desses artistas, que se dispõe a costurar noite e dia, transformando o sonho dos quadrilheiros, na mais viva realidade.
E é por essa importância que as costureiras têm um dia dedicado a sua profissão, que é no dia 25 de Maio. E como as grandes profissões possuem uma proteção religiosa, no catolicismo, por exemplo, as costureiras estão sob a proteção do manto sagrado de Sant’Ana e de São Joaquim, ambos avós de Jesus Cristo, pois segundo a Bíblia, Sant’Ana é a mãe de Maria. Já os alfaiates, os famosos costureiros, são protegidos por São Casimiro, sendo o seu dia celebrado em 04 de Março.
Daí nota-se a total importância que tem as costureiras (e costureiros) no São João, por realizarem o sonho de todos aqueles que participam das festas juninas. Para muitas costureiras essa atividade é a oportunidade de ter uma vida mais produtiva, e também para contribuir na renda familiar, proporcionando mais qualidade de vida, e lhe dando mais auto-estima.
A profissão de costureira requer uma mão especializada e conhecimentos próprios. E são esses conhecimentos que fazem a grande diferença em qualquer grupo ou sociedade. O Cangaço, por exemplo, tinha sua própria costureira, Sérgia Ribeiro da Silva, a Dadá, mulher de Corisco, mais conhecido como Diabo Loiro, que foi o último cangaceiro do bando de Lampião. Foi com ele que a mesma aprendeu a ler e a escrever. Era Dadá quem costurava os "modelitos" que aparecem em todas as fotos dos cangaceiros. Dadá veio a falecer em fevereiro de 1994, aos 78 anos, na periferia de Salvador.
Como sabemos o trabalho de costura vai além de nosso imaginário, pois hoje essa atividade está cada vez mais valorizada, seja em suas próprias casas, sejam nas grandes fábricas. E justamente por esse motivo foi erguida em 1981 uma estátua em homenagem às costureiras, na cidade de Jaraguá do Sul, no Parque Malwee. A escultura foi construída em comemoração aos 75 anos da empresa Weege, proprietária da marca Malwee. Para as costureiras da empresa, o que é mais emocionante é o fato de existir um lugar em que a costura é valorizada, pois ao olhar a estátua e pensar que ela simboliza o trabalho de muita gente que ganha a vida com o ofício da costura é uma sensação de reconhecimento por todos aqueles que se dedicam à arte de costurar.
Como é sabido, o Ciclo Junino tem seu início no dia 19 de Março, com a colheita do Milho, dia de São José. E não por coincidência, é Sant’Ana e São Joaquim, protetores das costureiras, que encerram o Ciclo Junino religioso, no dia 26 de Julho.
Ser costureira nada mais é que aceitar novos desafios, aprendendo cada vez mais com o tempo, fazendo seu trabalho com mais qualidade e eficiência. É se orgulhar de sua história, de toda a sua garra, por batalhar todos os dias na busca de um futuro melhor. E além de tudo de deixar no passado uma história de coragem, persistência e dedicação. Lutando sempre pelos seus direitos e por uma vida mais digna.
É nesse sentido de valorizar o trabalho que as costureiras (e costureiros) exercem em nossa sociedade e nas Festas Juninas que a Quadrilha Junina Aquarela Nordestina – Vem Fricotear faz essa linda homenagem. Afinal, não se faz quadrilha sem as costureiras.
10.3 - O Vocabulário da Costura
Bainha: Costura feita na barra de uma peça de roupa ou tecido, determinando o comprimento.
Balonê: Peça de roupa, normalmente saias e vestidos, de corte franzido e presas pela parte inferior, que sugerem a forma balão.
Barra: Acabamento de dobra simples, feito tanto para dentro quanto para fora nas extremidades inferiores das peças de roupas.
Barra Italiana: Acabamento de dobra larga, fixa e aparente que confere um visual mais requintado tanto as calças masculinas tanto femininas.
Coulissè: Palavra de origem francesa que designa o acabamento tubular por onde passam os cordões, fitas ou tiras de tecido que ajustam e dão aspecto franzido a barras, punhos, cintura ou capuz de diversas peças de roupa.
Drapeado: Efeito de dobra ou franzido que produz ondulações harmoniosas em peças de roupas ou decorativas.
Enviesado: Corte realizado diagonalmente em relação aos fios dos tecidos.
Evasê: Do francês évasées, refere-se ao corte das roupas que se abrem uniforme e harmoniosamente em direção à parte inferior.
Festonê: De origem francesa, festonné é um tipo de acabamento bordado em roupas ou peças de tecido.
Godê: Corte em tecido enviesado que proporciona amplitude e caimento ondulado, muito utilizado em saias e vestidos.
Matelassê: Palavra de origem francesa refere-se ao aspecto acolchoado obtido a partir da costura aparente de uma camada de enchimento entre duas peças de tecido ou couro.
Nervura: Prega ou dobradura estreita, em relevo, que resulta em listra ou desenho sobre o tecido.
Pence: Geralmente utilizada para ajustar ou definir melhor a silhueta de uma roupa, é uma prega pequena, feita no lado do avesso, que vai se estreitando gradativamente até desaparecer por completo.
Pesponto: Costura exposta, feita à maquina, com o objetivo de unir os recortes de uma peça ou simplesmente enfeitar.
Plissado: Do francês plissé, é um conjunto de pregas estreitas, delicadas e permanentes, obtidas por pences prensadas ou costuradas no tecido.
Prega: Dobra sobreposta feita num tecido.
Sianinha: Tipo de acabamento produzido em algodão, em forma de ziguezague, vendido em lojas especializadas e utilizado tanto em roupas quanto em acessórios.
Viés: Fitas de tecido simples ou decorativos, com fios enviesados, utilizadas para dar acabamento em golas, punhos, barras, etc.
Quadrilha Junina Aquarela Nordestina
Vem Fricotear!
“COLCHA DE RETALHOS”
São João 2010
Fontes Bibliográficas
Livros |
Autor (es) |
Editora |
Ano da Edição |
Páginas Consultadas |
A Costureira e o Cangaceiro |
Frances de Pontes Peebles |
Nova Fronteira |
2009 |
Todas |
A Colcha de Retalhos |
Conceil Corrêa da Silva e Nye Ribeiro Silva |
Editora do Brasil |
1995 |
Todas |
O Grande Livro da Costura |
Seleções do Reader’s Digest |
- |
- |
128 páginas |
Urupês |
Monteiro Lobato |
Editora Brasiliense |
1994 |
23 páginas |
Tecidos: historia tramas, tipos e usos. |
Dinah Bueno Pezzolo |
Editora Senac |
2007 |
Todas |
Artigos:
A industria artesanal de tecidos em minas gerais na 1ª metade do seculo XIX. Marcelo Duarte Moura.
Alfaiates imprescindiveis. Maria Izabel da Silva e Bernadete Wrublevski Aued.
Ciber – Texteis: e-tecidos e interação. Lavinnia Seabra.
Colcha de retalhos – a costura de projetos de vida no coletivo da ecos do verde. Amabilia Beatriz Portela Arenhart.
Dimensionamento no posto de trabalho das costureiras de uma industria de confecçoes. Augusto Cesar de Lima Mangeth e Reidson Pereira Gouvinhas.
Genero, flexibilidade e precarização: o trabalho a domicilio na industria de confecções. Magda de Almeida Neves e Celia Maria Pedrosa.
Lembrança de Oficio: memoria e vida de alfaiate. Marta Eugenia Fontenele Pimenta.
Livro de costura singer. Fonte documental para os estudos sobre trabalho e genero. Ana Elizabeth Santos Alves e Tania Rocha Andrade Cunha.
Retalhos da psicologia social: reflexao preliminar sobre seu surgimento e atualidade. Nilton Soares Formiga.
Tecer a memória, costurar a vida! Manejo artesanal de técnicas de tecelagem do fuxico.
Um apólogo. Machado de Assis.
Revistas:
Faça e Venda. Especial. Arte com Retalhos. A revista que ensina a fazer e a ganhar dinheiro. Editora Abril. Edição 04
El Gran Libro Clarix de la Moda y la costura. Por diseñadores argentinos. Manual basico de costura.
Filmes:
Colcha de Retalhos (How to make na american Quilt). Direção: Jocelyn Moorhouse. EUA, 1995. Universal Home Video. (116 min). Drama.
Coco antes de Chanel (Coco avant Chanel). Direção: Anne Fontaine. França, 2009. Warner Home. (110 min.). Drama.
Outras fontes julgadas necessárias:
https://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/ultima-peleja-diabo-loiro-426693.shtml
https://www.jayrus.art.br/Apostilas/LiteraturaBrasileira/PreModernismo/Monteiro_Lobato_Urupes_resumo.html
https://costuraintuitiva.blogspot.com/2010/02/o-que-e-costura-intuitiva.html
https://www.astrologosastrologia.com.pt/casamento_magia.htm
https://palavradaca.blogspot.com/2009/02/o-ritmo-da-maquina-de-costura.html
https://www.saopaulominhacidade.com.br/list.asp?ID=1659